Aula 2 - Digestão e absorção de carboidratos

   Os carboidratos são considerados macromoléculas, ou seja, para um bom funcionamento do corpo, são necessários em abundância. Esses componentes fornecem grande parte da energia utilizada para suprir as demandas do organismo. Nos animais, o carboidrato fica reservado na forma de glicogênio, um polímero de glicose.

Resultado de imagem para carboidratos    
  A digestão e a absorção formam um conjunto de processos químicos e físicos, ocorridos no tubo digestivo, para a conversão do carboidrato em energia, de maneira mais simples e rápida.


   
   Complexidade dos carboidratos:
   Os carboidratos são classificados de acordo com o tamanho de sua cadeia, ou seja, quanto maior a cadeia mais complexos serão. Dentre essas classificações, temos:

  • Monossacarídeos: são os compostos mais simples e não podem ser hidrolisados.
  • Oligossacarídeos: são formados de dois a dez monossacarídeos.
  • Polissacarídeos: são aqueles com mais de dez monossacarídeos.
Resultado de imagem para tabela de classificação de carboidratos

   Digestão:
   A digestão do carboidrato tem início na boca, com o auxílio da enzima amilase salivar, que quebra as ligações alfa 1-4 entre as moléculas de glicose do amido, fazendo a hidrólise. Esse processo dura apenas o tempo que o alimento está na boca, logo, as ligações alfa 1-6, presentes entre as moléculas de glicose, não são hidrolisadas.
   Depois disso, o alimento chega até o estômago, que possui um pH muito ácido e por isso, a amilase salivar é inibida.
   Ao chegar no intestino, a enzima amilase pancreática, presente no suco pancreático, começa a atuar e degradar o amido e o glicogênio, formando maltose,oligossacarídeos (dextrinas) e isomaltose.
   A digestão final irá ocorrer no intestino delgado, pelas enzimas da borda em escova. A enzima maltase irá converter a maltose em duas glicoses. As enzimas lactase, sacarase e isomaltase, irão quebrar a lactose, sacarose e a isomaltose, até chegar aos monossacarídeos glicose, frutose e galactose, que posteriormente serão absorvidos pelas células do intestino (enterócitos). 

Resultado de imagem para carboidratos absorção
Esses monossacarídeos chegam ao enterócito por meio de transportadores específicos, auxiliados pela diferença do gradiente de concentração gerado pelo sódio, no caso do transportador SGLT1, que faz o simporte (duas substâncias são transportadas na mesma direção) do sódio, da glicose e da galactose. Já o transportador GLUT5 é responsável pela passagem da frutose para o enterócito.


Resultado de imagem para carboidratos absorção
   
   Esses monossacarídeos, depois da absorção pelo enterócito, vão para a corrente sanguínea, e chegarão no fígado, que irá liberar parte da glicose para a corrente sanguínea, como fonte de energia, e o restante será armazenada na forma de glicogênio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 10 - Hormônios: Natureza química e mecanismos de ação

Aula 9 - Hemostasia e coagulação sanguínea