Aula 11- Tampões biológicos e Equilíbrio ácido-base

As substâncias são classificadas em ácidas ou básicas (alcalinas) de acordo com seu pH, que representa o nível de hidrogênio (H+) que cada uma possui.

As substâncias são classificadas de acordo com seu pH da seguinte forma:

  • pH>7,0: ácidas
  • pH =7,0: neutras
  • pH <7,0: básicas
Imagem relacionada

Imagem relacionada
O pH médio do sangue está numa faixa entre 7,35 e 7,45, sendo assim, alterações nesses valores podem representar uma desordem no organismo.
  • Fluidos com pH > 7,45 representam alcalose metabólica.
  • Fluidos com pH <7,35 representam acidose metabólica.
Resultado de imagem para acidose e alcalose metabolica

O pH dos fluidos corporais variam de acordo com sua especificidade, de forma que, cada um em seu respectivo nível ideal representará um bom funcionamento e equilíbrio do organismo.
Resultado de imagem para ph corpo

O que são os tampões biológicos?
Os tampões biológicos são soluções que tem como função auxiliar e regular mudanças bruscas no pH dos fluidos corporais, visando a homeostasia.

Importância do pH para os sistemas biológicos:
Os processos metabólicos geram a produção de ácidos e bases constantemente, com isso, o pH dos fluidos corporais se modifica, podendo haver também a mudança de conformação das proteínas e a consequente perda de suas funções. A partir dessas mudanças os tampões biológicos entram em ação.

Imagem relacionada
O que o organismo faz para manter o Equilíbrio ácido-base?
  • Tamponamento dos fluidos corporais
  • Ajuste na concentração de CO2, no sangue, através da respiração
  • Excreção de íons hidrogênio e bicarbonato, através da função renal
As soluções tampões são compostas de um ácido fraco e sua base conjugada, dessa forma, se houver uma mudança de pH tendendo para ácido ou base, os tampões irão atuar, com o intuito de manter o pH original do fluido e assim, mantendo o equilíbrio entre os sistemas.
Essas soluções estão presentes no sangue, no líquido intersticial e no líquido intracelular. O mais importante dos tampões plasmáticos são os tampões bicarbonato, que associados à ventilação pulmonar, regulam a entrada e a saída de CO2 no corpo.
Caso a concentração de CO2 seja muito alta, os tampões bicarbonato não conseguirão solucionar todo o problema, sendo assim, outras formas deverão ser acionadas, como é o caso da excreção de ácidos ou bases pela atuação dos rins, através da urina.
Imagem relacionada

Distúrbios no Equilíbrio ácido-base:
  • Quando o indivíduo está em acidose respiratória (alta concentração de CO2), seu organismo entra em estado de hiperventilação, com o intuito de liberar mais rapidamente o CO2 e com isso regular o pH.
  • Quando o indivíduo está em alcalose metabólica (baixa concentração de CO2), seu organismo entra em estado de hipoventilação, com o intuito de aumentar os níveis de CO2.
  • Baixa concentração de bicarbonato (HCO3-) gera ao indivíduo um quadro de acidose metabólica. Esse quadro pode ser causado pela diabetes mellitus ou pelo jejum prolongado.
  • Alta concentração de bicarbonato gera um quadro de alcalose metabólica.
Imagem relacionada


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 2 - Digestão e absorção de carboidratos

Aula 10 - Hormônios: Natureza química e mecanismos de ação

Aula 9 - Hemostasia e coagulação sanguínea