Aula 3 - Digestão e absorção de lipídios

Os lipídios são substâncias muito importantes para o organismo animal, sendo altamente energéticos, com um valor de calorias maior por grama, além disso, é precursor de hormônios e sinalizadores químicos, isolante térmico e elétricos e carreadores de vitaminas.


Resultado de imagem para lipidios


Resultado de imagem para lipidios

 A digestão desse componente é diferente das demais, uma vez que, os lipídios são moléculas relativamente insolúveis em água e boa parte dos fluidos corporais são compostos aquosos. Por isso os mecanismos são diferenciados.
   Esse processo tem seu início na boca, onde ocorrerá a mastigação e a ação da amilase salivar, que irão reduzir as partículas ingeridas e separar os tipos de nutrientes. Ainda na boca, a lipase lingual irá atacar o triacilglicerol, essa etapa é fundamental para a digestão de neonatos, já em adultos, não funciona tão ativamente.
   É no estômago que a digestão começará efetivamente, a lipase gástrica, apesar de sua pouca eficiência, auxilia esse processo, sendo que o suco gástrico, que é bastante ácido, é que quebrará as ligações ésteres dos ácidos graxos. Também no estômago, haverá os movimentos peristálticos, que irão auxiliar o processo de digestão. 
  No intestino delgado, as células do duodeno (enterócitos) serão responsáveis pela liberação do hormônio secretina, mediante a presença de alimento e de H+ ,com o intuito de neutralizar o pH do quimo (que está muito ácido). Esse hormônio, também atua no pâncreas, fazendo-o liberar bicarbonato (HCO3-), para ocorrer o tamponamento do intestino.
   A produção do hormônio colecistocina (CCK) irá começar a partir da presença de ácidos graxos, e com isso, o figado será estimulado a produzir secreção biliar, contendo sais e ácidos biliares, que serão responsáveis pela interação da água com as moléculas de gordura (hidrossobilização parcial de lipídios), uma vez que essa secreção ter ação detergente. 


Resultado de imagem para secreção biliar

   Com essa ação detergente, as moléculas de gordura irão reduzir seu tamanho e passarão a ser chamadas de micelas.
   A partir dai, as enzimas lipase pancreática (responsável pela digestão dos triacilgrigeróis), fosfolipase, co lipase, isomerase e colesterol esterase entrarão em ação, hidrolisando as micelas. Dessa forma, finaliza-se a digestão.
 Resultado de imagem para secreção biliar
   Nos enterócitos, os ácidos graxos são absorvidos e depois vão para o retículo endoplasmático liso, onde se transformarão em triglicerídios mais uma vez. Isso ocorre para que os triglicerídios possam passar pelo enterócito.
   Em resultado a esse processo, os quilomícrons (TAG, lipoproteínas e colesterol), farão o transporte de ácidos graxos e glicerol para os tecidos que precisarem de energia e o excedente será armazenado nos adipócitos.
Imagem relacionada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 2 - Digestão e absorção de carboidratos

Aula 10 - Hormônios: Natureza química e mecanismos de ação

Aula 9 - Hemostasia e coagulação sanguínea