Aula 4 - Digestão e absorção de proteínas

   As proteínas tem um papel fundamental no organismo dos seres vivos. Sua função principal é estruturar as células do organismo e além disso, servem como reserva de energia.

Resultado de imagem para proteínas

   Proteínas são macromoléculas, geradas a partir da combinação entre muitos aminoácidos (definem o valor biológico da proteína), isso ocorre na transcrição do DNA, com o auxílio do RNA mensageiro, formando os aminoácidos, que posteriormente passarão pelo processo de tradução, codificando as proteínas.


Resultado de imagem para formação das proteínas
   Na formação das proteínas, será formada uma estrutura primária, ou seja, os aminoácidos estarão ligados entre si, formando uma única fita. Conforme a ocorrência de ligações intermoleculares, essa estrutura vai se modificando, podendo ser secundária (com as ligações hidrogênio), terciária (dobramento das estruturas primárias) ou quaternária (união de estruturas terciárias). 
Imagem relacionada

Os aminoácidos são divididos em duas categorias:
  • Essenciais: são aqueles que o corpo não consegue sintetizar, logo são provenientes da dieta.
  • Não essenciais: são aqueles que o corpo consegue sintetizar.


   Na boca, ocorrerá a mastigação, porém não há nenhuma enzima capaz de iniciar a digestão química desses componentes, logo esse processo terá início, efetivamente, no estômago, onde haverá o suco gástrico, secretado pela fossetas gástricas e  produzido pelas células parietais (produzem HCl), células mucosas (secretam mucina, que serão responsáveis por proteger o estômago das agressões geradas pelo meio ácido) e células principais (secretam pepsinogênio, que em meio ácido se transformará em pepsina, que atuará na digestão das proteínas). As células G secretam o hormônio gastrina, que ira estimular o estômago a secretar ácido clorídrico (HCl).
   Síntese de ácido clorídrico:
  • O CO2, vindo do sangue vai para a célula parietal, é hidratado, formando H2CO3 (ácido carbônico).
  • O H+ se desune do ácido carbônico (H2CO3), e vai em direção a luz do estômago e o HCO3 (bicarbonato), restante, vai para o meio extracelular. 
  • O potássio (K+) entra na célula (bomba transportadora H+/K+). 
  • O Cl- passa do meio extracelular para dentro da célula e depois é transportado para a luz intestinal, se unindo ao H+ e Formando o ácido clorídrico (HCl-).

   
   Ações do HCl:
  • Desnaturação das proteínas (dessa forma, as proteínas perderão sua estrutura terciária ou quaternária, sendo desenoveladas, fazendo com que as enzimas possam atuar)      
                           Resultado de imagem para desnaturação proteica
  • Anti-séptico gástrico (o caráter ácido elimina bactéria patogênicas)
  • Ativação do pepsinogênio (responsável pela ativação da enzima pepsina)
  • Controle da motilidade gástrica (movimentos peristálticos)
  • Estimulação da secreção do suco pancreático (rico em bicarbonato (HCO3), responsável pela preservação da mucosa do estômago)
Resultado de imagem para digestão e absorção de proteinas
*Peptídeos são moléculas formadas por dois ou mais aminoácidos.

    Cada enzima irá atuar em um determinado grupo de aminoácidos.
 

   O conteúdo presente no estômago sai, e vai para o intestino, onde entrará em contato com as secreções do pâncreas (bicarbonato e tripsinogênio). O  epitélio intestinal irá absorver os aminoácidos e estes serão transportados para o restante das células, para a corrente sanguínea e então serão metabolizados no fígado. 

Resultado de imagem para digestão de proteínas bioquimica

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 2 - Digestão e absorção de carboidratos

Aula 10 - Hormônios: Natureza química e mecanismos de ação

Aula 9 - Hemostasia e coagulação sanguínea