Aula 7 - Meio interno e proteínas plasmáticas

   Meio interno é o ambiente onde ocorrem trocas de metabólitos, substâncias, excretas e outras moléculas. Esse meio é composto de líquidos extracelulares, como por exemplo, o sangue, a linfa, o líquido intersticial e outros componentes.
   O sangue é o componente principal desse meio. É ele que faz a comunicação entre os órgãos do corpo, logo, precisa haver um equilíbrio (homeostase) entre as substâncias e células que o compõe, caso contrário, todo o organismo será afetado.
  Quando se retira todas as suas células, o sangue passa a ser chamado de plasma ou soro, o que vai diferenciá-los é a composição proteica de cada um.

Resultado de imagem para plasma e soro

  • Soro: fração líquida do sangue, sem células, contendo parte das proteínas presentes no sangue.
  • Plasma: fração líquida do sangue, sem células, contendo todas as proteínas presentes no sangue.
   Na obtenção do soro, não é necessário a utilização de um anti-coagulante, já na obtenção do plasma é necessário utilizar um anti-coagulante (substâncias que privam o Ca2+, que é responsável pela formação de coágulos), e depois encaminhar o tubo para a centrífuga. 

Resultado de imagem para plasma e soro

O sangue, como já foi dito, tem um papel fundamental para todo o corpo, pois faz o transporte de gases, substâncias e células importantes, para órgãos e tecidos, ao longo da corrente sanguínea. Seu pH beira a faixa neutra (ente 7,3 - 7,4), pois as proteínas com pH ácido se desnaturam e também porque o sangue consegue regular mudanças bruscas de pH, ou seja, realiza o tamponamento.


   Componentes do sangue:
  • Eritrócitos / hemácias / glóbulos vermelhos: células mais abundante no sangue, tem a função de transportar o oxigênio, através da hemoglobina, uma proteína rica em ferro. São essas células que garantem a coloração vermelha do sangue.
Resultado de imagem para eritrócito
  • Leucócitos / glóbulos brancos: células que fazem parte do sistema imune do corpo, combatendo ou eliminando moléculas estranhas que podem vir a aparecer no sangue. Esse grupo de células, pode se diferenciar, de acordo com o tipo de infecção que está acontecendo.
Resultado de imagem para leucócitos
  • Plaquetas: células que atuam na coagulação do sangue. Em baixas quantidades o corpo terá sangramentos e em altas quantidades pode ocorrer trombose.

Resultado de imagem para plaquetas

  • Eletrólitos: são minerais que podem ser carregados de forma positiva ou negativa, por isso, irão conduzir eletricidade.
  • Metabólitos: compostos naturais presentes no plasma, que quando em níveis elevados, podem apresentar toxicidade ao organismo. (exemplos: ureia, glicose, aminoácidos, creatinina...).

Fracionamento de proteínas:
   Para se fracionar, ou seja, fragmentar as proteínas, existem dois métodos utilizados:
  • Salinização progressiva: esse método consiste na ação do sódio sobre a solubilidade da proteína. Quanto maior a concentração de sódio, menor a solubilidade proteica e quanto menor a quantidade de sódio, maior a solubilidade da proteica.

  • Eletroforese: esse método precisa de infraestrutura laboratorial, com o equipamento correto. Nele, as moléculas carregadas migram, devido a influência de um campo elétrico. A amostra em depositada em um recipiente, contendo um gel, com pH alcalino, e com polos elétricos definidos e opostos (positivo/ negativo). Ao ligar o aparelho, proteínas carregadas positivamente vão para o polo negativo e proteínas carregadas negativamente vão para o polo positivo.

Resultado de imagem para eletroforese

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 2 - Digestão e absorção de carboidratos

Aula 10 - Hormônios: Natureza química e mecanismos de ação

Aula 9 - Hemostasia e coagulação sanguínea