Aula 8 - Bioquímica do eritrócito

   Os eritrócitos, também conhecidos como hemácias ou glóbulos vermelhos são os principais componentes do sangue. Essa célula não possui nenhuma organela (núcleo, mitocôndria...) e tem um formato de disco bicôncavo, que faz com que sua superfície de contato seja aumentada, facilitando sua principal função, que é o transporte de gases (CO2-na forma de bicarbonato no plasma e O2), com o auxílio da hemoglobina (que compõe cerca de 95% de seu citoplasma), uma proteína rica em ferro, que é responsável pela coloração vermelha, característica do sangue.

Resultado de imagem para eritrocito

   A formação dessa célula é resultado de uma série de diferenciações ocorridas em uma célula embriogênica, com a ação de uma glicoproteína chamada eritropoetina, que é sintetizada no fígado, estimulada por diminuição da oxidação tecidual.

Resultado de imagem para eritropoiese

   O O2 e o CO2, passam para a célula por difusão, logo, não há gasto de energia, porém a célula precisa de energia para outras funções, que são elas:
  • Manter a integridade funcional da membrana plasmática;
  • Manutenção da Bomba de Na+ (Na+/K+/ATPase). Mais da metade do ATP será destinado a esse processo;
  • Manutenção da capacidade de se deformar de maneira reversível, facilitando sua passagem pelos vasos sanguíneos, uma vez que os diâmetros são variáveis;
  • Manutenção da integridade física dos lipídios e proteínas da membrana;
  • Manutenção do ferro da hemoglobina no estado ferroso Fe2+, pois se a hemoglobina se transformar em metaemoglobina (ferro no estado férrico - Fe3+), pelos radicais livres, ela passa a não transportar mais o O2. Caso isso ocorra, a metaemoglobulina redutase pode reverter esse processo;
  • Manutenção das vias metabólicas - ocorrem no citoplasma, tendo como fonte de energia a glicose (glicólise anaeróbica e via das pentoses).


Glicólise anaeróbica:
Resultado de imagem para via glicose anaeróbia 
Via das pentoses:

   Gasto energético do eritrócito:
  • Via de Rapoport-Luebering: Via do desvio da via glicolítica, que gera o 2,3DPG, que é uma molécula que se integra com a hemoglobina, reduzindo sua afinidade com o O2, logo, parte do oxigênio será destinado aos tecidos.
Resultado de imagem para via de rapoport
  • Síntese do glutatião: É responsável por amenizar os sintomas do envelhecimento da célula, fazendo-a durar mais tempo. Gasto de 2 ATPs para a ligação petídica entre os três aminoácidos envolvidos (glutamato - cisteína - glicina). Quando o glutatião reduzido (GSH) reduz outra proteína, ocorre a formação de uma ponte de enxofre (S), dando origem ao glutatião oxidado (GSG). O ideal, é o glutatião estar em seu estado reduzido, pois assim ele terá a capacidade de reduzir outras proteínas.
Resultado de imagem para glutationa quimica
  • Via da metaemoglobina redutase: Via na qual ocorre a redução da metaemoglobina (Fe3+) para hemoglobina (Fe2+), permitindo que ocorra o transporte de O2.
Resultado de imagem para via metaemoglobina redutase


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 2 - Digestão e absorção de carboidratos

Aula 10 - Hormônios: Natureza química e mecanismos de ação

Aula 9 - Hemostasia e coagulação sanguínea