Aula 12 - Metabolismo do Cálcio e Fosfato
Cálcio:
É um elemento essencial para diversas atividades metabólicas realizadas pelo corpo, e pode estar tanto no meio extracelular quanto no meio intracelular, tendo em cada um deles uma função diferente.
- Extracelular: coagulação sanguínea, manutenção da estabilidade da membrana celular, estruturação e manutenção de ossos e dentes (formando a matriz extracelular).
- Intracelular: contração muscular, atividade nervosa celular, exocitose de hormônios e ativação enzimática.
O cálcio corresponde à 2% do peso total corpo, sendo que 99% dele está nos ossos e dentes e o restante (1%) está localizado no citoplasma.
O armazenamento desse componente se dá através de cristais de hidroxiapatita.
Além disso, o cálcio pode funcionar como um mensageiro, por isso, seus níveis intracelulares precisam estar baixos, dessa forma, o mecanismo utilizado pelas células para que isso pudesse ocorrer foi armazenar o cálcio no retículo endoplasmático e na mitocôndria. Ca++ATPase é responsável por bombear o cálcio para fora do citoplasma, encaminhando-o para essas organelas.
Outro mecanismo de armazenamento é através da calmodulina, que se liga à duas moléculas de cálcio, deixando-o inativo no citoplasma e posteriormente a calmodulina irá se ligal à Ca++ATPase.
Cálcio presente no plasma:
- 50% está ionizado
- 41% está ligado à proteínas
- 9% está ligado à um ânion
A forma ionizada do cálcio é a mais importante, uma vez que regula os processos fisiológicos do corpo. Caso os níveis de cálcio estejam abaixo do normal o indivíduo poderá apresentar um quadro de hipocalcemia, ou até mesmo que ele esteja com seus níveis normais, mas esteja acontecendo uma má distribuição desse componente, o indivíduo também poderá apresentar esse quadro.
Caso os níveis estejam acima do normal, o quadro apresentado será o de hipercalcemia.
Absorção do Cálcio:
Ocorre no duodeno e em porção inicial do jejuno. Na membrana apical existirá um canal responsável pela entrada do cálcio.
A absorção começa de fato quando, o cálcio se liga à calbidina, perdendo sua função fisiológica, na célula. Através da Ca++ATPase, presente na membrana, ele passa pela membrana basolateral, indo para o sangue e posteriormente sendo absorvido.
A Vitamina D, tem um papel bem importante no processo de absorção de cálcio, pois aumenta a expressão da proteína calbidina e da cálcio-sódio ATPase.
Fatores dietéticos também influenciam na absorção, como por exemplo:
- Quantidade de cálcio ingerida
- pH
- Presença da lactose
- Fermentação microbiana
- Presença de aminoácidos
- Ácido fítico
- Ácido oxálico
Fosfato:
É um componente intermediário do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Está presente no DNA, RNA, AMP e IP3, nos ossos e nos dentes (maior parte/85%).
A absorção ocorre no duodeno, jejuno e íleo, podendo ser transceclular (transporte ativo) ou paracelular (dependente do cálcio).
Níveis sanguíneos de fosfato:
Alterações nos níveis normais de fosfato sanguíneo podem gerar quadros de hipofosfatemia (abaixo do normal) e hiperfosfatemia (acima do normal).
Cálcio e Fosfato:
São compostos inorgânicos e estão em maior quantidade nos ossos.
Os ossos possuem células responsáveis por sua remodelação.
Remodelagem óssea:
Os fatores endócrinos, ativam os osteoblastos, que são células responsáveis pela síntese de RANKL, que desencadeia a ativação dos osteoclastos, que fazem o bombeamento de H+ para o tecido ósseo, aumentando o pH e consequentemente causando a desmineralização e a liberação de cálcio e fosfato para o plasma.
Hormônios relacionados ao cálcio e o fosfato:
- PTH (hormônio paratireoideo): É liberado pela glândula paratireoide e sintetizado pela células principais dessa mesma glândula. Quando os níveis de cálcio plasmático estão baixos, esse hormônio entra em ação.
- Calcitonina: É liberado pelas células parafoliculares da glândula tireoide. Possui efeitos reversos ao PTH, uma vez que, quando os níveis de cálcio estão altos, ele é secretado.
A vitamina D3é sintetizada no corpo, através do colesterol, com estímulo do PTH e da luz solar. Quando ativada, aumenta a absorção de cálcio e fosfato, através do aumento da atividade da bomba de cálcio na membrana basolateral e também aumenta a síntese da calbidina. Nos ossos ativam os osteoclastos e osteoblastos, favorecendo a remodelagem óssea.
Comentários
Postar um comentário